Questões militares
O comércio de armas russo é duas vezes maior do que o norte-americano, indica o artigo. Os desenvolvimentos militares russos são também superiores, sendo mesmo ridículo compará-los com os norte-americanos.
O artigo divulgou também que, hoje em dia, a maioria dos especialistas militares norte-americanos admite que as tropas dos EUA não desempenhem o papel crucial não só na Europa, mas em qualquer confrontação com a Rússia.
Já é visível que as capacidades conjuntas da Marinha russa e chinesa põem fim à hegemonia de porta-helicópteros dos EUA.
Questões econômicas
É geralmente sabido que Moscou tem vindo a assinar acordos em diferentes áreas de cooperação com a Índia e a China. A Rússia suporta a França e está esperando pelo iminente colapso do dólar norte-americano e da União Europeia, provocado por uma política que permitiu ao terrorismo florescer no continente europeu.
Questões geopolíticas
De acordo com vários analistas, o declínio da influência dos EUA está perto, mas ainda não há uma opinião consensual dos especialistas em relação ao que está acontecendo.
De acordo com eles, a Rússia é uma “Ilha Mundo” se vermos o mundo do ponto da vista da Teoria do Heartland (terra central), que implica o conceito de que “aquele que controla o Heartland domina a Ilha Mundo,” quer dizer, aquele que controla o centro do planeta controla todo o planeta.
Tem mais questões?
Só o tempo mostrará se o Pentágono, que, segundo o artigo, já por 20 anos tem uma fraca liderança, irá cometer o irreparável: recusar-se juntar à coalizão contra o monstro admitido – o grupo terrorista Daesh –, contra o qual a Rússia já está lutando por um tempo.
O conceito geopolítico de Heartland foi criado em 1905 pelo geógrafo e professor britânico da Universidade de Oxford Halford John Mackinder. É nele que se baseia a geopolítica e geoestratégica tradicional ocidental.
A ideia é que existe um Heartland, que se localiza no centro da Eurásia, com muitos recursos naturais.
Existe também a Ilha Mundo, composta pelos três continentes: Europa, Ásia e África. Baseando-se nestes dois conceitos, o cientista escreveu:
“Aquele que domina o Leste Europeu domina o Heartland;
Aquele que domina o Heartland domina a Ilha Mundo;
Aquele que domina a Ilha Mundo, domina todo o mundo”.