The handshake. #Putin #Kerry pic.twitter.com/GhCZXkZKZJ
— Ilya Petrenko (@ilpetrenko_rt) 15 dezembro 2015
O presidente russo, Vladimir Putin, saudou o secretário de Estado dizendo que Kerry, cansado da viagem, devia "dormir um pouco".
#KerryinMoscow pic.twitter.com/AcCDRHlLKj
— Ilya Petrenko (@ilpetrenko_rt) 15 dezembro 2015
Ontem (14), às vésperas da visita de Kerry à capital russa, o ministério das Relações Exteriores da Rússia disse que esperava ter uma 'conversa profissional', na qual as partes pudessem discutir a situação na Síria, a cooperação nos esforços de contraterrorismo internacional e o abate do bombardeiro russo Su-24 por parte da Turquia.
#Lavrov: We appreciate opportunity to continue Russia-US interaction on international issues https://t.co/Ngno9nj7BI pic.twitter.com/CeGhDMosW8
— MFA Russia (@mfa_russia) 15 dezembro 2015
Kerry, por sua vez, dissera que, apesar das divergências entre os dois países, Moscou evidenciou sua disposição à cooperação com seu papel no acordo nuclear com o Irã e nos encontros de Viena pela resolução da crise síria.
Além disso, tanto Kerry quanto Lavrov reafirmaram a vontade de estabelecer um diálogo construtivo sobre a regulação da crise na Ucrânia.
A última visita do secretário de Estado dos EUA à Rússia aconteceu em maio deste ano. Em ambas as ocasiões, tanto na última como na presente, a visita foi solicitada formalmente pelo lado norte-americano.
Secretary Kerry out and about on Arbat this afternoon in #Moscow. #KerryinMoscow pic.twitter.com/4wfbBqSPhJ
— Will Stevens (@WBStevens) 15 dezembro 2015