Anteriormente nesta quinta-feira (17) Putin declarou que a Rússia estava pronta para restabelecer as relações com a Geórgia e suspender o regime de vistos entre os dois países.
“Quanto ao regime de vistos, sim, nós achamos que estamos prontos para suspendê-lo”, disse o presidente russo durante a entrevista coletiva anual realizada nesta quinta-feira.
A Geórgia rompeu relações diplomáticas com a Rússia depois que as duas nações travaram uma breve guerra em agosto de 2008, envolvendo as regiões da Abkházia e da Ossétia do Sul. Após o conflito, o governo russo reconheceu a independência das repúblicas, apesar delas já as terem de facto. Tbilisi repetidamente acusou a Moscou de ajudar os movimentos separatistas.
Os representantes do novo governo da Geórgia, da coalizão Sonho Georgiano, que chegaram ao poder após as eleições parlamentares em outubro de 2012, afirmaram que uma das prioridades da política externa do país é normalizar as relações com o governo russo. No entanto, o novo Primeiro-Ministro georgiano, Bidzina Ivanishvili, afirmou que a restauração das relações diplomáticas estaria ligada à questão da integridade territorial do país.