Turquia sobre fornecimento de armas químicas ao Daesh: 'Propaganda negra'

© AFP 2023 / ILYAS AKENGIN Veículos e tanques do exército da Turquia aguardam perto da fronteira com a Síria
Veículos e tanques do exército da Turquia aguardam perto da fronteira com a Síria - Sputnik Brasil
Nos siga no
A informação sobre a cumplicidade das autoridades turcas no fornecimento de armas químicas aos terroristas do Daesh não passa de “propaganda negra”, segundo declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Turquia, Tanju Bilgic, em comunicado nesta sexta-feira (18).

Segundo ele, Ancara participa da Convenção sobre Armas Químicas e respeita esse tratado. "A indústria química emprega diversos componentes exclusivamente no âmbito da lei", acrescentou.

"Vituperamos as tentativas dos meios de comunicação internacionais de divulgar, no marco da propaganda negra, as suposições e as entrevistas irresponsáveis que não têm fundamento e que servem para demonizar o nosso país e suas instituições", escreveu Bilgic.

Voluntários vestem fatos de proteção durante treinamentos para responder a ataques químicos, Aleppo, Síria - Sputnik Brasil
Daesh pretende usar armas de destruição em massa na Europa
No início da semana, o deputado turco Eren Erdem, do Partido Popular-Republicano – principal partido de oposição – disse em entrevista à RT que o grupo terrorista Daesh (autodenominado Estado Islâmico) recebeu componentes para fabricar gás sarin e outras armas químicas através do território da Turquia.

Na quarta-feira (16), a mídia turca informou que a Promotoria Geral do país abriu uma ação judicial contra o deputado por "traição".

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала