"Primeiro, há sempre alguns interesses nas relações entre as nações. Para os equilibrar devem aplicar-se regras acordadas e transparentes", disse o presidente em uma entrevista ao canal russo Rossiya.
"Na verdade, a Europa a abandonou e entregou uma parte da sua soberania, talvez a parte mais importante, a uma aliança", disse ele.
Segundo o presidente, é bastante normal para os membros de uma aliança político-militar transferir alguns dos seus poderes para as autoridades supranacionais.
"Mas, quanto à Europa, este não é apenas um organismo supranacional. Na verdade, a Europa cedeu parte de seus poderes não à OTAN, mas ao principal país da OTAN — os Estados Unidos", disse Putin.
«Na realidade, [o ex-presidente da França Jacques] Chirac, uma pessoa muito educada, que tinha laços muito estreitos e de confiança com a parte sunita do Oriente Médio, previu as consequências. Agora, o resultado são Estados fracassados nesses países e a ascensão do terrorismo. Paris foi atacada. Chirac tinha razão. Schroeder [ex-chanceler alemã] também tinha razão", disse Putin.