Exército sírio captura equipamento para produção de armas químicas

© AFP 2023 / Daniel PIRISEspecialistas em armas químicas e biológicas
Especialistas em armas químicas e biológicas - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Exército sírio encontrou equipamento para produzir as armas químicas no hospital usado pelos terroristas na província de Latakia.

Zahran Alloush, the leader of Jaysh al-Islam (Islam Army) and military leader of the Islamic Front, attends a press conference with other brigade leaders in the rebel-held Eastern Ghouta region outside the capital Damascus on August 27, 2014, to announce the fomation of The Unified Military Command of Eastern Ghouta - Sputnik Brasil
Fonte: alto líder islamista foi eliminado na Síria
Durante o avanço das tropas, o exército sírio conseguiu recuperar o controle de várias regiões estratégicas anteriormente na posse de militantes na província de Latakia, noroeste do país. No decorrer da operação num hospital foi encontrado equipamento para produzir armas químicas que os terroristas teriam querido usar, para depois culpar as autoridades sírias, comunica a agência de notícias SANA.

As autoridades também confiscaram equipamento e medicamentos de origem turca, saudita e qatarense. 

Segundo a agência iraniana SANA que cita um dos médicos, o hospital poderia ser o ponto central para prestar apoio aos terroristas feridos. O hospital estava dotado de equipamento para fazer diferentes operações. As autoridades também encontraram estoques de medicamentos para anestesia e para hemorragias, incluindo medicamentos modernos usados no exército norte-americano. 

Além disso, na sexta-feira (25), as forças sírias retomaram Ketf Al-Harami, bem como Talet Al-Awda, na zona rural de Latakia. Os montes Jabal al-Nuba, já haviam sido retomados antes, segundo as fontes.

Num outro desenvolvimento de ontem, tropas sírias tomaram o controle de colinas estratégicas que tinham sido capturadas anteriormente por combatentes extremistas militantes em Latakia.

Representante oficial da chancelaria russa, Maria Zakharova, durante a entrevista coletiva, 24 de dezembro de 2015 - Sputnik Brasil
Chancelaria russa: relatórios sobre mortes dos civis na Síria são uma grossa falsificação
Em particular, o exército e as Forças de Defesa Nacional liberaram os montes Jabal al-Naom na zona rural do norte da província. A operação durou apenas 12 horas, com muitos militantes fugindo para as cidades vizinhas de Salmi e Rabia.

Lembramos que a Rússia realiza a operação aérea contra o grupo terrorista Estado Islâmico na Síria a pedido de Damasco. Esta já deu resultados significativos: os combatentes terroristas já começaram a recuar, perdendo os armamentos e material bélico na linha de frente, segundo o Estado-Maior General russo, e as forças sírias com o apoio russo avançam, libertando locais estratégicos do cerco terrorista.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала