“Não temos tido muita violência aqui, antes houve um grande desenvolvimento econômico“, disse.
Segundo Matti, a região do Curdistão no Iraque tem mais problemas econômicos do que os causados pelo Daesh.
O DJ está orgulhoso de a segunda língua oficial na região de Curdistão já não ser o árabe mas o inglês, acrescentando que a geração jovem da região está aberta para aceitar a cultura dos países ocidentais e a música em inglês. Matti afirmou que as meninas locais gostam da banda musical britânica One Direction, tal como as outras meninas do mundo.
Music provided by our own Dj Noor for half time! pic.twitter.com/1X60NZXR7X
— Babylon Media (@babylon_media) 29 сентября 2014
“Temos bastantes ouvintes. Com certeza, temos migrantes de todo o mundo, temos jovens locais que são mais modernos, mais abertos a tudo o que é novo”, disse Matti.
O seu show é ouvido por cerca de 15 mil pessoas todos os dias. O segredo da popularidade do seu show, na opinião do DJ, é que não é político, não é sobre guerra, isso atraiu as pessoas, que estão cansadas de ouvir sobre o Daesh.
In 2014, there were 304 killings in #Detroit. In #Iraqi #Kurdistan, there were 26. #TellMyMama
— Noor Matti (@NoorBabylon) 2 января 2015
“Vivemos numa sociedade onde todos falam sobre o Daesh 24 horas”, disse. “As pessoas gostam de nós porque elas estão cansadas de ouvir falar sobre o Daesh todos os dias, estão mergulhadas em notícias terríveis e foi fácil atrair as pessoas e convencê-las ‘então, querem distrair-se da política por um minuto e gozar ouvindo música legal?”
O pessoal que está envolvido no show faz todo o possível para promover a música curda em todo o mundo. “Tentamos difundir a música local internacionalmente em outras culturas, outras comunidades”, disse o DJ.
Matti pensa que a música boa ajudará a geração jovem a crescer fora da ameaça do Daesh e outros extremistas e fundamentalistas religiosos.