Segundo informou um correspondente da Sputnik presente no local, os EUA foram representados no encontro pela assessora do Secretário de Estado para Oriente Médio Anne Patterson, a França – pelo diretor político do Ministério do Exterior Nicolas de Rivière, o Reino Unido — pelo diretor político Simon Gass, a China — pelo diretor político do Ministério do Exterior Li Junhua. O lado russo é representado pelo conselheiro sênior da missão permanente da Rússia junto à ONU em Genebra, Alexey Goltyaev.
Os lados discutiram os preparativos das negociações de paz na Síria entre representantes do governo e da oposição do país árabe, marcadas para acontecer em 25 de janeiro, em Genebra. Outro tópico debatido foi a necessidade de garantir o acesso de ajuda humanitária às populações carentes da Síria.
Ao fim da reunião Staffan de Mistura destacou a extrema importância do encontro para a regulação da crise síria.
"Esse encontro foi extremamente importante para o progresso no âmbito das negociações de Genebra. Existem muitas questões e devemos debatê-las" – disse o moderador.
A Síria vive desde 2011 em estado da guerra permanente e, segundo os dados da ONU, já perdeu mais de 230 mil pessoas. As tropas do governo sírio combatem vários grupos rebeldes e organizações militares, bem como grupos terroristas, inclusive o Daesh e a Frente al-Nusra, ambos proibidos na Rússia.