A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, comentou a detenção de três cidadãos russos na Turquia após os ataques em Istambul.
“É caso quando os extremistas acusados de terrorismo na Rússia, infelizmente, durante muitos anos, e vemos isso, sentem-se bastante bem em território dos países estrangeiros”, destacou Zakharova.
A diplomata frisou que a Turquia e outros países que cooperam no âmbito da Interpol sabiam sobre as suas ligações com terroristas.
A chancelaria russa disse que entre as vítimas dos atentados que aconteceram em Jacarta não há cidadãos russos.
“Os objetivos russos na Síria são transparentes”, acrescentou Zakharova.
A representante da chancelaria russa também destacou que a Turquia, que ecoa as declarações do chanceler francês, usa “manobras sujas”.
“É surpreendente que as autoridades a chancelaria deste país [Turquia] degradou-se até que recorrem a algo que podemos dizer que são manobras sujas, como acusar o nosso país de massacre de crianças, mulheres e idosos na Síria”, sublinhou Zakharova.
“Condenamos tal linha política destrutiva que leva à mais escalação na região, apelamos aos trabalhos construtivos no âmbito dos esforços internacionais”, frisou a diplomata.
Segundo Zakharova, a Rússia está prestes a contribuir para o processo de reconciliação nacional no Afeganistão.