Como vai ficar o mercado de petróleo após levantamento das sanções contra o Irã?

© AP Photo / Vahid SalemiFuncionário do setor petrolífero iraniano vai de bicicleta perto da refinaria petrolífera no sul de Teerã, Irã
Funcionário do setor petrolífero iraniano vai de bicicleta  perto da refinaria petrolífera no sul de Teerã, Irã - Sputnik Brasil
Nos siga no
O levantamento das sanções ocidentais permitirá ao Irã duplicar as exportações do petróleo. Entretanto, isso pode exercer mais pressão sobre o preço de petróleo, que já está abaixo de 30 dólares por barril.

A UE e os EUA levantaram as sanções financeiras e económicas impostas ao Irã. Agora, o país tem a oportunidade de reaver a sua posição de líder na extração de petróleo na Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e duplicar as exportações deste hidrocarboneto até 2 milhões de barris por dia.

Presidente iraniano, Hassan Rouhani, chega à conferência de imprensa, Teerã, Irã, 17 de janeiro de 2016 - Sputnik Brasil
‘Acordo nuclear é uma vitória do poder da diplomacia’
Estes planos podem exercer pressão adicional sobre o preço de petróleo, que desde o início de 2016 caíram até menos de 30 dólares por barril. Na sexta-feira (15), o preço do petróleo Brent baixou até 29 dólares.

Pouco depois de ter tornado público que as sanções serão levantadas, o ministro de petróleo iraniano, Bijan Zangeneh, declarou que o Irã aumentará em breve o fornecimento de petróleo para o mercado mundial até 500 mil barris por dia e, dentro de mais 6-7 meses, até 2 milhões de barris por dia. 

Antes de as sanções terem sido introduzidas, segundo os dados do Ministério da Energia dos EUA, o Irã produzia cerca de 3,7 milhões de barris por dia. Em 2014, a produção foi de 2,8 milhões de barris diários. As exportações de petróleo baixaram duas vezes até 1 milhão de barris por dia para a China, Índia, Turquia, Japão e Coreia do Sul. O mercado europeu, que tradicionalmente é consumidor do petróleo russo, está agora aberto para o Irã.

O que é mais importante é que, quando surgiram notícias sobre a hipótese de levantar as sanções contra o Irã, Teerã começou a restaurar os laços com os seus antigos parceiros.

Wu Hailong, Laurent Fabius, Frank-Walter Steinmeier, Federica Mogherini, Javad Zarif, Alexey Karpov, Philip Hammond e John Kerry - Sputnik Brasil
EUA e União Europeia revogam sanções contra o Irã
O especialista, conselheiro do Instituto de Desenvolvimento moderno, Nikita Maslennikov, opina que a reentrada do Irã no mercado mundial de petróleo pode ser adiada até 2017-2018 por causa de dificuldades ligadas aos investimentos.

É que a queda na produção de petróleo e a ausência de investimentos afetaram muito o setor petrolífero do país. Agora, o Irão precisa de 150 bilhões de dólares de investimentos para restaurar a indústria até 2020, disse o diretor do departamento de planejamento estratégico do Ministério do Petróleo iraniano, Saied Qavampur.

Maslennikov refere que, pelo menos durante este ano, o Irã não conseguirá assegurar o seu retorno em grande escala para o mercado global. Potencialmente, pode aumentar a produção até um milhão de barris por dia mas isso exigirá grandes investimentos. O roteiro mais provável é que a produção iraniana será de cerca de 300 milhões de barris por dia.

Carros empurrados por burros que transportam petróleo na Índia, Mumbai - Sputnik Brasil
Água de beber: Quando petróleo é mais barato
Entretanto, o especialista afirmou que as atividades de investimento das maiores empresas petrolíferas, que já se reduziram em 25-30% em 2015, neste ano cairão ainda mais. “Por isso, a perspectiva do Irã entrar no mercado de forma significativa só irá acontecer em 2017-2018”.

Quanto ao preço de petróleo, o especialista afirma que o levantamento das sanções leva a riscos para o mercado de petróleo. Na sua opinião, a questão da presença iraniana no mercado e o preço do petróleo serão o tema de uma reunião extraordinária da OPEP, onde os países-exportadores deverão resolver a atual situação desfavorável.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала