Irã acabará por derrubar mercado mundial de petróleo?

© flickr.com / Sergio RussoBarris de petróleo
Barris de petróleo - Sputnik Brasil
Nos siga no
No dia 17 surgiram informações sobre o levantamento de sanções do Irã. O mercado já reagiu a estas notícias.

Assim, o preço de petróleo Brent baixou para menos de 28 dólares por barril na sessão comercial de segunda-feira (18). O petróleo continua caindo no contexto do fim das sanções contra o Irã e receios que haja um excesso de petróleo no mercado. Será que o Irã acabará por derrubar o mercado mundial de petróleo?

Funcionário do setor petrolífero iraniano vai de bicicleta  perto da refinaria petrolífera no sul de Teerã, Irã - Sputnik Brasil
Como vai ficar o mercado de petróleo após levantamento das sanções contra o Irã?
Segundo o especialista iraniano radicado em Londres Manouchehr Takin, a reentrada do Irã no mercado não é uma surpresa para os especialistas. Durante mais ou menos um ano se realizam discussões sobre este assunto. No mercado compram-se contratos de futuros. As pessoas seguem a situação no mercado, fazem prognósticos sobre o preço de petróleo e volume da sua produção para 6 meses seguintes e fatores de risco, tendo em conta mudanças políticas no mundo.

Ao mesmo tempo, destaca o especialista, parece que muita gente esperava que as sanções fossem levantadas um pouco mais tarde, dentro de 3-4 meses depois de o plano de ação ter sido assinado. Sem dúvida, há um elemento de surpresa.

“O fator psicológico deve ser sido em consideração. Entretanto, a produção de petróleo no Irã não atingiu na etapa atual um volume tão grande que possa provocar alarme e preocupação”, afirmou Takin.

Um outro fator é que é preciso considerar que a produção de petróleo fora da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), baixou significativamente. A demanda de petróleo no âmbito da OPEP cresceu em comparação com o ano passado.

“Há que lembrar que nos 2 anos passados a oferta deste combustível superou a demanda e o petróleo acumulou-se em grande quantidade nos portos e armazéns. Por isso, em 2016, se a produção de petróleo fora dos países da OPEP baixar, para realizar as reservas acumuladas de petróleo os países da OPEP precisarão de muito tempo”.

Wu Hailong, Laurent Fabius, Frank-Walter Steinmeier, Federica Mogherini, Javad Zarif, Alexey Karpov, Philip Hammond e John Kerry - Sputnik Brasil
EUA e União Europeia revogam sanções contra o Irã
Segundo o especialista iraniano, mesmo que o Irã não queira reentrar no mercado de petróleo mundial, a situação em relação ao preço não muda.

Muitos outros especialistas na área destacam que agora o Irã ainda não consegue produzir mais que 500 mil – 1 milhão de barris por dia, porque toda a indústria petrolífera do país se tornou obsoleta e exige ser modernizada. Mas Takin disse que a situação não é tão negativa como parece, porque o Irã é capaz de começar a produzir até 500 mil de barris por dia até o fim do ano.

Na noite de 16 para 17 de janeiro, a UE e os EUA levantaram as sanções financeiras e econômicas impostas ao Irã.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала