Mundo deve olhar para o Ártico como exemplo de cooperação eficaz

© Sputnik / Valeriy MelnikovUrso branco com ursinho na área do arquipélago ártico de Franz Josef no Mar de Barents.
Urso branco com ursinho na área do arquipélago ártico de Franz Josef no Mar de Barents. - Sputnik Brasil
Nos siga no
O objetivo do mundo deve ser o desenvolvimento pacífico do Ártico, preservação do seu ambiente, segurança e paz, de acordo com o ministro das Relações Exteriores da Noruega.

O chanceler norueguês, Borge Brende, chamou na segunda-feira (25) a região do Ártico de um oásis de calma em comparação com regiões assoladas por conflitos no mundo.

"O Ártico tem sido uma reserva de cooperação internacional bem-sucedida… O resto do mundo está de fato enfrentando tempos turbulentos, mas o Ártico continua sendo um oásis de tranquilidade, [que] tem evitado confrontos e conflitos", disse Brende durante a conferência Fronteiras do Ártico 2016 em Tromso, na Noruega.

Navio russo 50 Let Pobedy no oceano Ártico - Sputnik Brasil
Guerra de declarações: começa a nova batalha pelo Ártico
Brende acrescentou que a atenção da comunidade internacional se tem voltado para o Norte, já que esta região é rica em recursos naturais e rotas comerciais.

O Ártico é considerado como uma das maiores fontes de hidrocarbonetos, minerais, água potável e peixe. Os recursos da região são uma questão de interesse para os países ribeirinhos da área — os países do Conselho Ártico, incluindo o Canadá, a Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega, Rússia, Estados Unidos e Suécia.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала