"Até às 10h de 16/02/2016 foram detidos no território da Rússia 324 veículos pertencentes às transportadoras ucranianas", disse o comunicado da agência russa.
A maioria dos caminhões foi detida nos Distritos Federais Central e Noroeste e não houve casos de desobediência por parte dos motoristas, acrescenta o informe.
Desde quinta-feira passada (11), porém a organização ultranacionalista ucraniana Setor de Direita (Pravy Sektor), banida na Rússia como grupo extremista, começou a incentivar e impor um bloqueio por tempo indeterminado nesta região da Ucrânia ocidental para evitar a entrada na Europa de caminhões com mercadorias russas, dizendo que a estrada seria barrada até que Kiev reconhecesse oficialmente a Rússia como um “Estado agressor” e banisse o trânsito em medida oficial.
Outras dez regiões no oeste e no norte do país juntaram-se posteriormente ao bloqueio.
Кацапские фуры с сегодняшнего дня блокируют и на Волыни. pic.twitter.com/7gNdirfRbq
— Хуёвый Київ (@tombreadley) 12 fevereiro 2016
O primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev, declarou que o governo ucraniano não é capaz de dar ordem a um país em que governam grupos extremistas.
Em resposta, Moscou interrompeu o trânsito de veículos de carga pesada registrados na Ucrânia e, ontem (15), Kiev decretou a proibição de trânsito para caminhões russos no território do país.