“O Comitê organizacional das negociações confirmou que a data de 25 de fevereiro ainda não é definitiva, já está pronta toda a logística para realizar as negociações na cidade suíça de Montreux”, disse Kassis.
Kassis comentou as declarações do enviado especial da ONU, Staffan de Mistura, para o jornal sueco Svenska Dagbladet, segundo o qual é preciso mais 10 dias para enviar os convites para negociações.
“Os convites já foram enviados a todos, estão em vigor por 6 meses, por isso não é preciso enviar novos. Penso que o principal na declaração de Mistura é a sua segunda parte, quando ele diz que começar as negociações em 25 de fevereiro não é viável mas vamos tratar disso”, afirmou.
As negociações antecipadas sobre a reconciliação síria, mediadas pela ONU, começaram em 29 de janeiro em Genebra, em conformidade com a resolução do Conselho de Segurança da ONU, que estipula que todo o espectro de grupos políticos no país se deve sentar à mesa de negociações, mas fracassaram por causa da oposição síria alguns dias após o seu início.
Entretanto, Staffan de Mistura, enviado especial do secretário-geral da ONU para a Síria tentou suavizar o efeito da situação e declarou que se trata apenas uma pausa temporária.