Foi em meio a estas celebrações que Jacinto Zabolotsky se aproximou do Patriarca Kirill para lhe entregar a edição em russo do seu livro “A Imigração Russa no Brasil”.
“Trata-se de um livro lançado em 2007 e que contém uma dedicatória e algumas palavras do hoje Patriarca Kirill, que, em 2006, havia estado no Brasil, então na condição de Metropolita e responsável pelo Departamento de Relações Exteriores da Igreja Ortodoxa Russa. O exemplar que entreguei ao Patriarca é o da quarta edição, e para mim foi uma emoção muito grande poder realizar esta entrega pessoalmente, nas mãos de Sua Santidade, o líder Kirill.”
“Eu classifico a oportunidade que tive, de me aproximar do Patriarca Kirill, conversar com ele e lhe entregar o livro, como uma dádiva de Deus. Além de ter sido uma emoção muito grande, foi uma oportunidade ímpar para mim, a de me aproximar do líder da Igreja Ortodoxa Russa, conversar com ele e ouvir de Kirill palavras de conforto, atenção e encorajamento pelo trabalho que desenvolvemos junto aos compatriotas no Brasil.”