"Eu gostaria de fazer a pergunta: Vocês podem imaginar como eles [a OTAN] iriam reagir e o que nos diriam nossos colegas ocidentais durante a fase aguda do conflito no sudeste da Ucrânia em 2014 se a Rússia houvesse se recusado a permitir a realização de voos de observação diretamente ao longo da fronteira russo-ucraniana? Como podem recordar, estes voos foram realizados em nosso território sem obstáculos para com o Tratado de Céus Abertos. Isto é um padrão duplo", ressaltou a porta-voz de Moscou.
Ao proibir o avião russo An-30B de sobrevoar seu território, Ancara violou o Tratado de Céus Abertos, acordo assinado em 1992 por 27 Estados membros da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).
#Turkey conducted 4 of #OpenSkies observation flights over Russian terriroty in 2015, among them — two jointly with US military officials
— Минобороны России (@mod_russia) 4 de fevereiro de 2016
"A Turquia conduziu 4 voos de observação [sob o Tratado de] Céus Abertos sobre o território russo em 2015, entre eles — dois em conjunto com oficiais militares dos EUA", diz a nota publicada no Twitter no dia 4 de fevereiro pelo Ministério da Defesa da Rússia.