O grupo Daesh é proibido na Rússia e reconhecido pelo Brasil como uma organização terrorista.
O número de respondentes que reconheceram o papel da Europa, foi de apenas 8% na Alemanha, 25%, 29% e 36% na Rússia, Reino Unido e França, respetivamente. Uma pesquisa nos Estados Unidos foi conduzido pela empresa de pesquisa Agência de Informação Populus por solicitação da agência de informação e emissora Sputnik.
Os franceses consideraram os EUA (32%), a França (29%) e a Rússia (23%) como os três países que desempenham o papel mais importante. Apenas 2% dos cidadãos da França acreditam que a Turquia desempenha um papel significativo na luta. Os residentes do Reino Unido que participaram na pesquisa respondendo à mesma pergunta destacaram os EUA (59%), o Reino Unido (52%), a França (39%) e a Rússia (37%).
De acordo com os dados de fevereiro do ano corrente dos Ministérios da Defesa dos EUA, Rússia, França, e Reino Unido, a Rússia realizou 7.725 ataques aéreos contra juhadistas do grupo Daesh, os EUA realizaram 3.267 ataques aéreos, também chamadas de 'sorties' na gíria militar, o Reino Unido, 33 e a França, 5.