Situação em torno da crise na Síria
Segundo a diplomata russa, as declarações sobre uma saída imediata de Assad são engraçadas.
“Quanto às declarações da Arábia Saudita, outros países, forças políticas, alguém mais em relação a uma saída de Assad, uma saída imediata. Ouvimo-las já por alguns anos. Por isso eu não ia utilizar essa palavra – ‘imediata’”, disse Zakharova.
Afirmou que as discussões sobre uma saída de qualquer líder são ilegais, mesmo de acordo com a Carta da ONU que diz que é uma intervenção nos assuntos internos do país soberano.
Acusações dos EUA em relação ao Irã
“Isso provoca uma surpresa compreensível: o que faziam os americanos no Afeganistão por 15 anos se o Irã está sendo culpado de tudo?”, afirmou Zakharova.
A diplomata chamou as acusações de absurdo. Ou o tribunal não sabia sobre decisões do Conselho de Segurança, ou, com efeito, confundiram o Irã com o Afeganistão, enganaram-se e foram para outro país, supus Zakharova.
Cooperação com EUA
“Estamos prestes a cooperar com os EUA em todas as áreas sobre a agenda bilateral, bem como internacional em volumes que são adequados para ambos os países e, com certeza, dos quais depende a resolução de muitos assuntos globais”, disse Zakharova.
A Rússia não apresenta quaisquer condições para diálogo com os EUA, está prestes para alargá-lo.