Curdistão planeja realizar referendo de independência até outubro

© AFP 2023 / SAFIN HAMED / Acessar o banco de imagensBandeira do Curdistão em Arbil
Bandeira do Curdistão em Arbil - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente do Curdistão iraquiano, Masoud Barzani, informou que tentará marcar para antes de outubro o referendo sobre a independência da região autônoma.

Moças curdas seguram a bandeira da Curdistão iraquiano na cidade de Arbil - Sputnik Brasil
Curdistão independente: 'Esperamos que a Rússia apoie nosso referendo'
"Eu posso dizer com toda convicção que, salvo circunstâncias fora do nosso controle, sim, estamos tentando fazer isso neste ano. Eu acho que será antes de outubro", declarou o líder curdo em entrevista ao Al-Monitor.

Barzani criticou duramente a decisão de Bagdá de congelar os ativos da região curda no orçamento federal, o que restringiu as opções do Curdistão a aceitar uma integração ao Iraque na condição de província ou declarar independência. 

Segundo o presidente, a consulta popular não deve afetar as relações com a Turquia, uma vez que não terá impacto sobre os curdos turcos. E o novo Curdistão buscará diálogo tanto com o Irã quanto com o próprio Iraque, conduzindo uma separação pacífica.

A autonomia do Curdistão foi conquistada em 2005, como consequência da invasão norte-americana ao Iraque e da adoção de uma nova Constituição no país. A população curda, no entanto, estimada em mais de 30 milhões, se encontra dividida entre os territórios de Turquia, Irã, Iraque e Síria. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала