Os veículos policiais na China são na sua maioria remodelados de veículos comerciais de acordo com as necessidades das autoridades locais. Os novos carros irão resolver muitos problemas que resultam desta estandardização ruim, disse Yin Guangqiang, diretor do Instituto da Tecnologia Avançada, afiliado com a polícia na universidade.
Várias tecnologias novas foram adicionadas ao novo modelo durante o período de desenvolvimento de sete meses do primeiro veículo policial estandardizado, acrescentou Yin.
© Foto / UESTCVeículo policial chinês capaz de escanear retratos
Veículo policial chinês capaz de escanear retratos
© Foto / UESTC
O veículo é equipado com câmeras instaladas no telhado que capturam retratos com um raio de 60 metros, mesmo na velocidade de 120 km/h. As imagens são instantaneamente enviadas à base de dados da polícia e se houver concordância, um alarme sonoro é emitido.
As outras funções incluem a detecção de informação sobre os veículos e identificação de celulares na sua proximidade. O seu motor também consume menos petróleo e emite menos dióxido de carvão.
“O novo veículo não só um meio de transporte. É mais como um sistema inteligente de aplicação de lei em rodas”, explicou Yin Guangqiang.