Celik voltou da Síria onde lutou contra forças governamentais e foi detido na tarde desta quarta-feira (30) em um restaurante em Izmir, no oeste da Turquia. O motivo da detenção não foi revelado.
Alparslan Çelik, İzmir'de gözaltına alındı — Hürbakış Mobil https://t.co/coC1c122je @Hurbakis aracılığıyla pic.twitter.com/610bS3Y51Y
— Hür Bakış (@HurBakis) 31 марта 2016 г.
Segundo o canal televisivo RT, Alparslan Celik é um cidadão turco, de 32 anos, que parece ser filho do prefeito de Keban, uma pequena cidade na província turca de Elazig. Celik também pode ser integrante dos Lobos Cinzentos, organização ultranacional de jovens, também classificada como neo-fascista. Outros relatos dão conta de que Celik é comandante do grupo rebelde de turcomanos, que supostamente abriram fogo contra Peshkov quando o piloto ainda estava no ar, descendo de paraquedas.
Rusların aradığı Alparslan Çelik, İzmir'de yakalandı https://t.co/AXjGgfDjeb pic.twitter.com/ucizeKJ9CQ
— Çınar Haber Ajansı (@CinarHaberAjans) 31 марта 2016 г.
O avião russo Su-24 foi derrubado por um caça turco em espaço aéreo sírio no mês de novembro. A Turquia alegou ter abatido a aeronave russa porque esta haveria violado o espaço aéreo turco. Tanto o Estado Maior russo quando o Comando de Defesa Aérea da Síria confirmaram que o bombardeiro russo nunca entrou no espaço aéreo da Turquia.
O presidente russo, Vladimir Putin, chamou o ataque de "punhalada nas costas". As autoridades de Moscou exigem uma investigação, mas o governo turco não tomou medidas firmes até agora.