Ministro turco critica resultados científicos da NASA

© Sputnik / Andrey ArkhipovA seca
A seca - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Turquia reagiu com aspereza aos resultados do relatório da NASA, de acordo com os quais a seca que devastou os vastos territórios no Oriente Médio entre anos 1998 e 2012 foi a pior dos últimos 900 anos.

Na altura, a seca afectou tais países como a Turquia, Síria, Chipre, Israel, Jordânia, Líbano e Palestina.

O ministro do Meio Ambiente turco, Veysel Eroglu, durante o seu discurso proferido na segunda-feira (4) no Parlamento, classificou os resultados da NASA como “pouco adequados”. O ministro notou também que as previsões da Agência Espacial Americana raramente se concretizam, divulgou a publicação turca Hurriyet.

Ilustração: observatório astronômico Kepler - Sputnik Brasil
NASA mostra vídeo de explosão de supernova
Mais cedo, em março, foram tornados públicos os resultados de uma pesquisa realizada pela NASA sobre o estudo dos anéis das árvores para compreender a dinâmica da mudança do clima na região.

Os pesquisadores compararam os anéis de árvores provenientes da África do Norte, Grécia, Líbano, Jordânia, Síria e Turquia, além de Espanha, sul da França e Itália.

Com os dados obtidos, os cientistas examinaram como a seca se expandiu no tempo. Os dados sobre a intensidade deste fenômeno natural também foram tomados em conta e estudados.

Imagens do Observatório da Terra da NASA mostram o Lago Poopó cheio de água em 12 de abril de 2013 (esquerda) e quase seco em 15 de janeiro de 2016 (direita). - Sputnik Brasil
Satélite comprova evaporação total do Poopó, segundo maior lago da Bolívia
Após o trabalho realizado, os cientistas chegaram a uma conclusão: a seca registrada no Mediterrâneo Oriental entre 1998 e 2012 supera em 50% todas as secas dos últimos 500 anos. Além disso, foi em 10-20% mais forte do que a mais catastrófica nos últimos 900 anos.

Os especialistas sublinharam que a seca é um fator-chave na eclosão dos conflitos na região do Oriente Médio, especialmente no caso da Síria, que levou à migração em massa.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала