Against backdrop of increased fighting in Jebel Marra, #UNSC discusses situation in #Darfur: https://t.co/VvfudnZOwU pic.twitter.com/i5749JRFiY
— UKUN_NewYork (@UKUN_NewYork) 6 апреля 2016 г.
"A escalada dos combates em Jebel Marra [cordilheira de montanhas no Sudão] levou ao deslocamento em grande escala", disse Ladsous. "As organizações humanitárias estimam que até 31 de março, pelo menos 138.000 pessoas de Jebel Marra foram recentemente deslocadas no norte, no centro e no sul de Darfur”.
O funcionário da ONU observou que, devido às restrições de acesso postas pelo governo do Sudão, "o número exato de vítimas civis da recente onda de beligerância ainda não pode ser determinado".
O governo sudanês, embora negue publicamente que apoia os janjawid, tem fornecido armas e assistência e tem participado de ataques conjuntos com o grupo miliciano.
As Nações Unidas estimam o conflito deixou mais de 300.000 mortos e mais 2,5 milhões de pessoas deslocadas.
#SouthSudan: Many children arrive alone in Sudan, having been separated from families https://t.co/hJ6WBdc7HK pic.twitter.com/J7QahlBvnH
— UN Refugee Agency (@Refugees) 6 апреля 2016 г.
Em 2009, o Tribunal Penal Internacional (TPI), com sede na Holanda, emitiu um mandado internacional de prisão para a captura de Bashir, acusado de dirigir uma campanha de assassinatos, estupros e pilhagem em massa.
O líder sudanês disse não reconhecer a autoridade do tribunal.