“De forma geral, pela minha experiência, cineastas estrangeiros são muito fieis a isto. Eles nos perguntam onde ficam as estrelas nos uniformes, se um marinheiro pode entrar em um submarino vestindo uniforme de desfile, se algo está certo e muitos outros detalhes”, disse Anton Gubanov, diretor cultural do Ministério da Defesa.
Segundo Gubanov, o produtor de documentários Andre Singer fará parte das filmagens. O Ministério já trabalhou em alguns de seus projetos.
O diretor declarou também que o Ministério considera importante o realismo de filmes e, por isso, tenta participar de projetos sempre que possível.
“Isto é importante para nós. Eles podem fazer o filme sem nós, sabemos bem disso, mas será melhor se participarmos. Não de forma invasiva, mas ainda assim é muito importante”, ressaltou Gubanov.
O filme de Besson é um dos muitos nos quais o Ministério está colaborando. A lista inclui principalmente filmes e séries de TV russos. O filme sobre o Kursk foi anunciado em janeiro e será baseado no script de Robert Rodat, que também escreveu o roteiro de “O Resgate do Soldado Ryan”.