O encontro já se realizou nesta sexta (15).
A Rússia e o Japão ainda não assinaram um acordo formal de paz desde a Segunda Guerra Mundial. Mais cedo, o chefe do Gabinete japonês, Yoshihide Suga, expressava a esperança de que este assunto seja discutido no final da semana em curso.
Este encontro preparou a base para um contato a um nível maior, tal como foi acordado pelos lideres de dois países: o presidente russo Vladimir Putin e o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe.
Em resultado do encontro o ministro japonês frisou que Moscou e Tóquio iriam continuar o dialogo. "No que diz respeito às negociações de paz que estamos realizando sob a indicação dos nossos lideres, chegamos a um acordo que iríamos realizar a negociação deste assunto mais cedo possível logo depois da visita do nosso primeiro-ministro à Rússia", disse Kishida.
O obstáculo principal para a regulação das relações entre a Rússia e o Japão é a disputa pelas ilhas Curilas, que depois da Segunda Guerra Mundial foram incluídas no território da União Soviética, mas a pertinência delas está sendo disputada pelo Japão.