Mais cedo, os Chefes de Gabinete da Coreia do Sul declararam, segundo a imprensa local, que a Coreia do Norte disparou um míssil balístico de um submarino localizado na costa leste do país.
“Sistemas do Comando Estratégico dos EUA (USSTRATCOM) detectaram e rastrearam o que avaliamos como um lançamento de míssil realizado por um submarino norte-coreano no Mar do Japão às 4:29 a.m. CDT”, diz um comunicado do Comando Estratégico.
Segundo o Comando de Defesa Aeroespacial Norte-Americano, o míssil norte-coreano não representou ameaça à América do Norte.
A tensão na Península da Coreia aumentou após a Coreia do Norte realizar com sucesso um teste com uma bomba de hidrogênio em janeiro. No mês seguinte, o país colocou em órbita um satélite, violando resoluções do Conselho de Segurança da ONU. A manobra foi condenada pela comunidade internacional.
No dia 14 de abril, a agência Yonhap, citando fontes militares e do governo, informou que a Coreia do Norte havia posicionado um ou dois mísseis balísticos Musudan, de médio alcance, em sua costa leste. No dia seguinte, os Chefes de Gabinete da Coreia do Sul afirmaram que o Norte havia tentado um lançamento, mas que a tentativa havia falhado.