Meia liberdade: jornalista holandesa pega prisão domiciliar

© AFP 2023 / FRANCK FIFEEsta foto de arquivo mostra um trecho da praia de Kusadasi, durante a Gira da Turquia em 2010
Esta foto de arquivo mostra um trecho da praia de Kusadasi, durante a Gira da Turquia em 2010 - Sputnik Brasil
Nos siga no
A jornalista holandesa Ebru Umar, que tinha sido detida mais cedo hoje no Oeste da Turquia, está em prisão domiciliar.

"Duas coisas: livre mas sob prisão domiciliar", reza o tuíte da jornalista, que está agora na cidade balneária de Kusadasi. Ela promete ainda "mais" detalhes em órgãos da mídia com que colabora: o jornal Metro e os sites TPO e Geen Stijl.

Ebru Umar, de origem turca e de dupla nacionalidade — a holandesa e a turca, teria "insultado" o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan. O "insulto", segundo fontes citadas pela agência AFP, seria o principal motivo de detenção.

O primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, disse, citado pela AFP, que ele já comunicou com a jornalista. "A nossa embaixada está em contato estreito com ela", frisou o chefe do governo holandês.

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Jornalistas brasileiros repudiam censura e expulsão de diretor da Sputnik na Turquia
Mais cedo, Ebru Umar tinha publicado, no Metro, uma matéria onde ela cita um documento supostamente enviado pelo Consulado Geral da Turquia em Roterdã aos turcos que habitam lá solicitando comunicar ao Consulado Geral todo caso de insulto contra o presidente turco.

O Consulado Geral, naquela altura, preferiu considerar o incidente de "mal-entendido". Mark Rutte, "surpreendido", exigiu explicações de Ancara.

Um grupo de usuários do Facebook já criou um grupo de apoio à jornalista.

Mais cedo nesta semana, as autoridades turcas não deixaram entrar no país ao chefe da redação turca da Sputnik. Mais cedo ainda, o site da Sputnik em turco ficou bloqueada no país por uma "razão administrativa".

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала