Segundo o jornal, Erdogan é mostrado como um macaco que "espezinha a liberdade de expressão na Europa". Ele é representado em uma montanha, chamada Apen Rots ("Montanhas dos Macacos"). O WP explica que isso pode referir-se, por um lado, ao Ministério das Relações Exteriores da Turquia, por outro lado — ao país, onde uma pessoa “concentra em suas mãos” todo o poder.
Na caricatura, o macaco coloca uma pata sobre uma mulher — provavelmente, a jornalista Ebru Umar. Na imagem também dá para ver um lápis quebrado e um tinteiro.
A caricatura se chama "A Mão Longa de Erdogan".
Wel benieuwd of De Telegraaf vandaag ook in de Turkse krantenkiosken te koop is… #Erdogan pic.twitter.com/dPNZBqEmip
— Mike Muller (@_MikeMuller) 25 апреля 2016 г.
Mais tarde, o Ministério das Relações Exteriores holandês informou sobre a libertação da jornalista, mas ela ainda está na Turquia. Na segunda-feira (25), o diário Metro no YouTube divulgou um vídeo em que Ebru Umar agradece a todos os que apoiaram ela.
Muitos representantes da mídia e ativistas de direitos humanos chamaram a atenção ao problema da liberdade de expressão na Turquia. No entanto, o presidente turco está tentando lidar com a crítica, não somente na Turquia, mas também em outros países.
Depois deste caso, as autoridades turcas enviaram uma nota de protesto ao governo alemão e exigiram abrir processo judicial contra o jornalista. Mais tarde, Angela Merkel anunciou a decisão do governo de processar Berman, o que levou a um grande escândalo na Alemanha e a uma queda significativa da popularidade da chanceler federal.