O presidente dos EUA declarou, na recente entrevista da CBS, que Putin acredita que a OTAN e a União Europeia representam uma ameaça às autoridades russas.
"O senhor Putin, em geral vê a OTAN, a UE e a união transatlântica como uma ameaça ao poderio da Rússia", disse Obama, respondendo se acha que Putin quer "dividir a Europa"
Na sua opinião, o presidente russo "está enganado a este respeito".
"… Eu disse a ele (a Putin) que, na realidade, uma Europa forte e unida, em colaboração com a poderosa e interessada nos contatos com os outros países Rússia — é a fórmula certa. Mas ainda não o consegui convencer disso", disse o presidente americano.
Mais cedo, Vladimir Putin afirmou que o problema principal da Europa é que ela entregou uma parte da soberania aos EUA e desistiu de ser independente na sua política exterior. O líder russo disse que a Rússia pode colaborar com todos os países.
Moscou está preocupada com o aumento da presença da OTAN na Europa de Leste. As autoridades russas declararam várias vezes a possibilidade de uma resposta adequada às ações do Ocidente.