O primeiro lançamento a ser realizado do cosmódromo de Vostochny — lançamento do foguete Soyuz-2.1a com três satélites russos — deveria ter sido realizado em 27 de abril, às 05:01 horas (26 de abril, 23:01 em Brasília), mas foi adiado. O diretor da Roscosmos, em conversa com jornalistas, disse que o cancelamento aconteceu em função de uma falha do sistema automático de lançamento. Ele destacou que os especialistas conseguiram localizar o problema, que seria solucionado em menos de 24 horas.
O lançamento histórico está sendo acompanhado pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, pelo vice-premier, Dmitry Rogozin, pelo diretor da Roscosmos, Igor Komarov, e pelo comandante das forças espaciais, Aleksandr Golovko.
No Twitter, Roscosmos comemorou o lançamento: "Foi realizado o primeiro lançamento do primeiro cosmódromo civil da Rússia #Vostochny. O foguete-transportador Soyuz-2.1a foi lançado com sucesso!"
С первого гражданского космодрома России — космодрома #Восточный — проведен первый пуск. Ракета-носитель «Союз-2.1а» стартовала успешно!
— РОСКОСМОС (@roscosmos) 28 апреля 2016 г.
O jornalista Dmitry Smirnov, do Komsomolskaya Pravda, publicou a foto do lançamento em seu Twitter. "Sim!!!!!!!", comemorou ele:
Да!!!!!!!!!!! pic.twitter.com/LOuvgTY7bc
— Дмитрий Смирнов (@dimsmirnov175) 28 апреля 2016 г.