O vídeo foi proporcionado ao jornal britânico Guardian por um tenente de uma unidade de elite de peshmerga (tropas curdas que combatem grupos jihadistas no Iraque) e mostra um comboio de veículos todo-o-terreno que foi atacado perto de Tel Osqof, uma cidade cristã que fica a 30 quilómetros ao norte de Mossul, no Iraque.
A própria edição informa que Charles H Keating tornou-se a terceira vítima mortal norte-americana no curso da última operação dos EUA no Iraque.
Os EUA e os seus aliados realizam ataque aéreos contra terroristas do Daesh na Síria e no Iraque desde 2014. Além disso, o Pentágono anunciou a possibilidade de realização de operações particulares na região com uso de forças especiais e fuzileiros navais.
Não há uma frente unida de combate contra o Daesh: o grupo é combatido pelas forças governamentais da Síria (com apoio da aviação russa) e do Iraque, a coalizão internacional liderada pelos EUA (limitando-se a ataques aéreos), assim como milícias xiitas libanesas e iraquianas. Uma das forças mais eficazes que combatem o Daesh são as milícias curdas, tanto no Curdistão iraquiano, como no Curdistão sírio.