O primeiro hamburger com o nome do presidente turco Recep Tayyip Erdogan, apareceu no cardápio no final de abril. Os "Erdogan burgers" foram anunciados como "deliciosos e suculentos" e servidos com queijo de cabra. O último ingrediente teria o objetivo de lembrar o poema satírico de Jan Bohmermann, que acusou Erdogan de perversão sexual, diz o artigo.
No início, o "Erdogan burger" era popular, e mesmo a mídia local escreveu sobre isso. Mas logo depois nas redes sociais surgiram ameaças e críticas ao restaurante. Como resultado, os proprietários informaram que tinham que fechar o restaurante temporariamente. Eles disseram que não poderiam garantir a segurança de seu pessoal, escreveu a mídia local.
O caso do jornalista satírico Jan Bohmermann suscitou bastante polêmica na Alemanha. Em 31 de março, o humorista leu ao vivo no programa Neo Magazin Royalе, do canal ZDF, um poema alegadamente insultuoso sobre Erdogan. Nele, Bohmermann acusava Erdogan de perversão sexual e crimes contra as minorias nacionais e a oposição.