Na véspera, Cavusoglu participou em uma reunião do Grupo Internacional de Apoio à Síria em Viena, onde expressou sua insatisfação com as declarações do ministro das Relações Exteriores da Rússia Sergei Lavrov de que Ancara apoia o Daesh. O diplomata russo afirmou que tem muitos fatores que confirmam a existência de uma rede, criada pela Turquia, para fornecer armas e apoiar os terroristas. Em particular, o chanceler russo falou sobre a fronteira turco-síria, com a extensão de 90 quilômetros, que ainda é controlada pelos terroristas e a partir de onde eles, supostamente, recebem ajuda.
"Você, Sr. Lavrov, é um dos diplomatas mais experientes entre os participantes desta reunião. Por isso eu acho que você não deveria levar a sério esta mentira. Se a Rússia tiver pelo menos uma prova de apoio do Daesh pela Turquia, estou pronto a demitir-me", disse Cavusoglu em Viena.
Turkish FM vows to quit if IS support evidence is proved: Turkish Foreign Minister Mevlut Cavusoglu says he w… https://t.co/GsNuqEMbIn
— Sax Jabbering (@Sax_Jabbering) 18 мая 2016 г.
O diplomata também mencionou as palavras do presidente turco Tayyip Erdogan. Ele nega repetidamente a informação sobre a cooperação de Ancara com o Daesh e também declarou a sua prontidão de renunciar se essa ligação for comprovada.