Um correspondente da Sputnik conseguiu fazer a última pergunta ao presidente russo, Vladimir Putin na coletiva final da cúpula. “Houve entendimento para todos os problemas ou havia alguma divergência?”, que a Sputnk perguntou. E eis o que respondeu Putin:
“Não havia nenhuma divergência. Discutimos os desafios que enfrentam e o jeito para resolvermos esses problemas. Discutimos alguns assuntos específicos. E em geral, eu gostei desta reunião. Ela parecia ter um caráter de festa: reunimos de motivo do 20º aniversário da nossa cooperação. Mas isto foi muito útil porque nós discutimos em detalhes as áreas específicas de cooperação e projetos ainda mais concretas. Com muitos países temos os laços econômicos e culturais e políticos duradouros. Falamos sobre áreas específicas do nosso trabalho conjunto. E com cada um dos representantes destes países temos de que falar. Repito que esta reunião foi muito útil. E eu agradeço o primeiro-ministro do Laos [Laos preside a ASEAN em 2016] pela sua assistência na organização desta reunião. Espero que isto não é a última reunião deste formato. Vamos continuar nosso trabalho conjunto”.
“Uma parceria económica regional abrangente ainda não está estabelecida, e agora está discutida. A Rússia não está envolvida na discussão <…> não temos tais planos. Mas nesta cúpula foi discutido a sério o tema do início do processo de negociação entre a UE e a ASEAN, incluindo com a participação da SCO, isto é o que foi discutido”.
No entanto, Morgulov sublinhou que todos os líderes dos países da ASEAN defenderam o início “mais breve” do processo da criação de uma zona de comércio livre com a União Econômica Eurasiática (UEE).
Na sua coletiva final, o presidente Vladimir Putin declarou que a Rússia está pronta para unir os seus esforços com os da ASEAN no combate ao terrorismo internacional.