Vladimir Putin: Cúpula da ASEAN foi como uma 'festa'

© Sputnik / Aleksei Druzhinin / Acessar o banco de imagensO presidente russo Vladimir Putin durante a conferência de imprensa depois da cúpula ASEAN-Rússia
O presidente russo Vladimir Putin durante a conferência de imprensa depois da cúpula ASEAN-Rússia - Sputnik Brasil
Nos siga no
Nesta sexta-feira (20), terminou em Sochi, no Sul da Rússia, a cúpula ASEAN-Rússia, realizada em homenagem aos 20 anos da cooperação entre Moscou e a Associação de Nações do Sudeste Asiático (cuja sigla é ASEAN).

Um correspondente da Sputnik conseguiu fazer a última pergunta ao presidente russo, Vladimir Putin na coletiva final da cúpula. “Houve entendimento para todos os problemas ou havia alguma divergência?”, que a Sputnk perguntou. E eis o que respondeu Putin:

“Não havia nenhuma divergência. Discutimos os desafios que enfrentam e o jeito para resolvermos esses problemas. Discutimos alguns assuntos específicos. E em geral, eu gostei desta reunião. Ela parecia ter um caráter de festa: reunimos de motivo do 20º aniversário da nossa cooperação. Mas isto foi muito útil porque nós discutimos em detalhes as áreas específicas de cooperação e projetos ainda mais concretas. Com muitos países temos os laços econômicos e culturais e políticos duradouros. Falamos sobre áreas específicas do nosso trabalho conjunto. E com cada um dos representantes destes países temos de que falar. Repito que esta reunião foi muito útil. E eu agradeço o primeiro-ministro do Laos [Laos preside a ASEAN em 2016] pela sua assistência na organização desta reunião. Espero que isto não é a última reunião deste formato. Vamos continuar nosso trabalho conjunto”.

Farol chinês no recife Zhubi no mar da China Meridional, 5 de abril de 2016 - Sputnik Brasil
Rússia e ASEAN apoiam Código de Conduta no Mar do Sul da China
Além do próprio presidente, a Sputnik conseguiu contatar, no âmbito da cúpula, o vice-ministro das Relações Exteriores russo, Igor Morgulov. Ele ressaltou que a Rússia não está participando da discussão da parceria econômica da região com a União Europeia:

“Uma parceria económica regional abrangente ainda não está estabelecida, e agora está discutida. A Rússia não está envolvida na discussão <…> não temos tais planos. Mas nesta cúpula foi discutido a sério o tema do início do processo de negociação entre a UE e a ASEAN, incluindo com a participação da SCO, isto é o que foi discutido”.

No entanto, Morgulov sublinhou que todos os líderes dos países da ASEAN defenderam o início “mais breve” do processo da criação de uma zona de comércio livre com a União Econômica Eurasiática (UEE).

Presidente russo, Vladimir Putin com o seu homólogo indonésio,Joko Widodo - Sputnik Brasil
Fórum em Sochi: Rússia tem grandes perspectivas na Ásia
Aliás, no âmbito da cúpula a Rússia teve certos avanços na área da cooperação. O próprio presidente Putin destacou especialmente o potencial turístico dos países da Associação para os cidadãos da Rússia. Além disso, Igor Morgulov não descartou a possivilidade de estrear um representante permanente junto com a Associação. Mais cedo, um grupo internacional recomendara à Rússia fazer isso abrindo um escritório em Jacarta.

Na sua coletiva final, o presidente Vladimir Putin declarou que a Rússia está pronta para unir os seus esforços com os da ASEAN no combate ao terrorismo internacional.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала