De acordo com o secretário José Mariano Beltrame, o pedido foi feito durante reunião com o Ministro da Defesa, Raul Jungmann, e o Governador em exercício, Francisco Dornelles, no Palácio Guanabara, com o objetivo de liberar a Polícia Militar durante a Olimpíada para a sua função pública.
“Vou solicitar sim apoio do Ministério da Defesa, não para ocupação em áreas, que possam nos ajudar no policiamento de determinados locais. A solicitação de forças externas no Rio de Janeiro é exatamente para que se libere policiais das forças estaduais para cuidar da cidade, do cidadão e para cuidar do turista.”
Segundo Beltrame, a Polícia Militar está fazendo um levantamento das vias expressas e das regiões mais próximas dos locais de competições, que poderiam receber esse reforço extra do policiamento feito pelo Exército.
“Avenida Brasil, por exemplo. Pode ser a Transolímpica (corredor que ligará o Recreio dos Bandeirantes a Deodoro, na Zona Oeste do Rio), podem ser vias expressas ou outros corredores mais próximos da Barra da Tijuca. A Polícia Militar está estudando esses lugares que em tese tomariam um contingente maior da PM, porque com esta colaboração mais uma vez do Ministério da Defesa a gente pode liberar a PM para a sua função primeira, que é fazer a segurança pública, cuidar do cidadão, cuidar do turista, porque a cidade vai estar cheia.”
Beltrame explicou que ainda não está sendo definido o número de militares que vão reforçar a segurança no Rio, mas o Ministro da Justiça, Raul Jungmann informou para a imprensa após a reunião, que uma Brigada com cerca de três mil militares do Exército da cidade de Santa Catarina, em Minas Gerais já está no Rio de Janeiro para auxiliar em qualquer situação de emergência.
“O Rio de Janeiro está pronto para receber essas Olimpíadas, e fazer dos Jogos um marco para o reconhecimento da imagem do Brasil. Nós esperamos no exterior, como também para os próprios brasileiros.”
Ainda de acordo com Jungmann, nove mil militares vão compor a Força Nacional, que também vai atuar na segurança interna das instalações esportivas durante os Jogos. O Ministro ressaltou que com a recriação do gabinete de segurança institucional, que tem status de ministério, as ações de inteligência vão ganhar reforço de representantes de todo o mundo.