“Consumo de sal moderado reduz ligeiramente a pressão arterial, mas leva a uma série de outros efeitos, incluindo o aumento do nível de certos hormônios, oque muitas vezes supera os efeitos positivos da queda de pressão. Isto é uma notícia muito importante para as pessoas que sofrem de hipertensão", diz Andrew Mente da Universidade McMaster em Hamilton (Canadá).
Os cientistas estavam interessados na forma como o corpo reage às dietas populares de hoje, que dão conselhos de minimizar a quantidade de sal na nossa comida, especialmente para pessoas que sofrem de pressão alta e outros problemas cardíacos.
Depois de analisar as mudanças no estado de saúde dos participantes do experimento e a taxa de mortalidade, os autores concluíram que uma dieta com sal reduzido não traz quaisquer vantagens para o corpo, especialmente se a pessoa não sofre de hipertensão.
Segundo os cientistas, há apenas duas categorias de pessoas para as quais essa dieta é útil – pessoas com pressão arterial elevada e aquelas que inicialmente consomem mais de quatro gramas de sal por dia, que é o padrão atual na opinião da maioria dos serviços de saúde no mundo. Portanto, podemos dizer que a dieta sem sal ou com uma quantidade mínima é inútil e até prejudicial para a maioria das pessoas no planeta.