Aviação russa barra fornecimento de petróleo ilegal para Turquia

© AFP 2023 / Youssef KarwashanPoço de petróleo no campo Rmeilane, província de Hasakeh, Síria, julho de 2015 (foto de arquivo)
Poço de petróleo no campo Rmeilane, província de Hasakeh, Síria, julho de 2015 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os esforços da Rússia ajudaram a cessar a venda de petróleo ilegal para a Turquia, disse o embaixador sírio na Rússia, Riad Haddad.

"Posso declarar que a Força Aeroespacial russa conseguiu barrar quase completamente contrabando de petróleo para a Turquia. Além disso, foram eliminadas todas as cisternas nas quais guardavam o combustível", disse em entrevista à agência noticiosa russa RIA Novosti o embaixador sírio na Rússia, Riad Haddad.

Soldados sírios nos arredores de Raqqa, Síria, 19 de fevereiro de 2016 - Sputnik Brasil
Forças Democráticas de Síria ocupam posição estratégica perto da capital terrorista
Entretanto, no território sírio ainda há algumas jazidas usadas para realizar a venda de petróleo.

"Há ainda algumas jazidas pequenas que o Daesh usa para realizar a venda ilegal de petróleo, inclusive para a Turquia", disse Haddad.

O embaixador sírio afirmou também que os EUA obstaculizam o início de processo político porque não cumprem as suas promessas.

"Washington deve cancelar a política de duplos padrões. Prometeram à Rússia discriminar entre os que são considerados como grupos terroristas e os que são uma oposição moderada. Prometeram também exercer a pressão sobre os grupos que atuam no território da Síria para que se juntem ao cessar-fogo mas não cumpriu a sua palavra", destacou Haddad.

Membros do destacamento sírio Falcões do Deserto perto de Palmira, Síria, abril de 2016 - Sputnik Brasil
Rússia e Síria eliminaram 28 mil terroristas
Segundo o diplomata sírio, os EUA "lucraram da iniciativa de 27 de fevereiro para que ao território sírio penetrasse o grupo de muitos milhares de militantes com muitas armas". "Assim, os EUA usaram o cessar-fogo para atingir os seus próprios objetivos", concluiu o embaixador sírio.

O Ministério da Defesa da Rússia acusou a Turquia de apoiar aos militantes na Síria com armas e facilitar a travessia dos terroristas para a Síria através do seu território. Os oficiais militares da Rússia, Grécia e Israel também acusaram a Turquia de comércio de petróleo com os terroristas do Daesh.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала