Relações entre OTAN e Rússia nunca serão como antes

© AFP 2023 / ADEM ALTAN O Secretário-geral da OTAN Jens Stoltenberg
O Secretário-geral da OTAN Jens Stoltenberg - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os países da OTAN partilham uma visão comum de que as relações com a Rússia não poderão se basear no princípio "bussiness as usual", disse o chefe de Bureau de Segurança Nacional da Polônia, Pawel Soloch.

Soldado estoniano participa dos exercícios militares anuais em conjunto com as tropas da OTAN, Estônia, maio de 2014 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
OTAN defende Estados Bálticos de 'inimigo imaginário' em exercícios na Estônia
Soloch participou de uma reunião de altos responsáveis em Varsóvia, na qual também esteve presente o secretário-general da OTAN, Jens Stoltenberg. O tema da visita de Stoltenberg à Polônia são os trabalhos preparatórios para a cúpula da OTAN, marcada para o início de julho, bem como as decisões que deverão ser tomadas nela.

"Apesar dos rumores e notícias na mídia, há unanimidade dentro de aliança em relação ao fato de que o regresso ao princípio 'bussiness as usual' com a Rússia não acontecerá", disse Soloch à agência de notícias polonesa PAP.

Vista do Kremlin de Moscou - Sputnik Brasil
Escudo antimísseis é para 'conter influência russa'
Independentemente da posição russa sobre este assunto,  Soloch destacou que a cúpula em Varsóvia será crítica. Na cúpula serão tomadas decisões relacionadas com a expansão da OTAN para leste.

"Embora não sejam bases [militares] clássicas, será uma presença internacional permanente, o objetivo da qual será a proteção dos estados-membros e não somente exercícios", esclareceu Soloch.

A escala desta presença está ainda em discussão. Entretanto, segundo o político polonês, a Polônia fará todo o possível para aumentar a presença da aliança no Leste da Europa, para assegurar a proteção contra "ameaças clássicas como a guerra e a agressão".

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала