Fontes anônimas em círculos diplomáticos de Bruxelas e Belgrado declararam ao jornal sérvio Danas que as boas relações com a Rússia podem ser um obstáculo sério para a entrada da Sérvia na UE.
Os entrevistados pelo jornal referem que as frequentes declarações de Belgrado oficial sobre sua cooperação próxima com Moscou não são bem vistas por diplomatas ocidentais.
Eles argumentam sua posição com o caso do Montenegro, o qual, mais rapidamente do que a Sérvia, abre novos capítulos em negociações sobre sua adesão à UE. Além disso, os diplomatas notaram a posição completamente diferente montenegrina, que de fato se distanciou de Moscou ao introduzir sanções contra a Rússia, abrindo assim uma via para a entrada o mais breve possível no bloco europeu.
Enquanto isso, a própria Europa não está em êxtase com a ideia de novos países, especialmente os balcânicos, poderem entrar para o bloco em futuro muito próximo.
Em particular, os apoiantes da saída do Reino Unido da União Europeia ameaçam seus cidadãos com o fato de um dia a UE poder contar com a presença da Sérvia.
O movimento Vote leave (Vote pela saída), um membro do qual é o ex-prefeito de Londres Boris Johnson, publica na Internet imagens com lemas como "Albânia, Macedônia, Montenegro, Sérvia e Turquia estão se juntando à UE. A sério". Nas imagens também há uma mulher parecendo muito preocupada.
Seriously? pic.twitter.com/ge5rSAz1Vf
— Filip Ejdus (@FilipEjdus) 31 мая 2016 г.