Tensão no máximo: Japão está pronto para reagir imediatamente em caso de provocação

© AFP 2023 / TOSHIFUMI KITAMURAexercícios militares das Forças de Autodefesa do Japão
exercícios militares das Forças de Autodefesa do Japão - Sputnik Brasil
Nos siga no
As Forças de Autodefesa do Japão (JSDF em inglês) estão prontas para "reagir em conformidade" a qualquer possível invasão das águas territoriais do Japão, disse o chefe do Estado-Maior Conjunto das JSDF nesta quinta-feira (9).

Guarda costeira japonesa usa canhões de agua na disputa territorial de Senkaku - Sputnik Brasil
Disputa territorial na Ásia envolve mais um ator
Ainda antes, a agência japonesa Kyodo tinha dito que Tóquio tinha manifestado preocupações em relação à intersecção de um navio chinês na zona adjacente às águas territoriais do Japão perto das ilhas Senkaku, em disputa entre os dois países (China e Japão), no mar da China Oriental.

"As ações unilaterais que resultam em aumento da tensão são um motivo de preocupação. Queremos evitar qualquer escalada da situação, mas em caso de invasão das águas territoriais iremos reagir em conformidade", disse Kawano.

US Air Force's new stealth fighters F-22A Raptor (L) are lined up at the Kadena US Air Base, in Kadena town (File) - Sputnik Brasil
Japão e EUA concordam em medidas para monitorar militares americanos
Ele acrescentou que o navio chinês tinha sido contatado via rádio, mas não forneceu quaisquer detalhes das negociações.

As relações entre o Japão e a China foram afetadas negativamente pela disputa sobre as ilhas inabitadas no Mar da China Oriental. Os japoneses chamam-lhes Senkaku (o nome é reconhecido internacionalmente), enquanto na China eles têm o nome de Diaoyu.

Em 2014, o Japão e a China tinham acordado reduzir as tensões sobre as ilhas em disputa. Mas os navios chineses invadiram repetidamente em 2015 as águas territoriais do Japão perto das ilhas Senkaku.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала