Que área da cooperação russo-chinesa é mais promissora?

© Sputnik / Iliya Pitalev / Acessar o banco de imagensAvião de transporte militar Il-76
Avião de transporte militar Il-76 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Segundo as publicações da mídia chinesa, a produção em série dos aviões de transporte militar Y-20 pode começar ainda neste ano. Dos volumes da produção vai depender a capacidade da China de criar sua aviação estratégica de transporte militar, afirmou em uma entrevista à agência Sputnik o especialista na matéria militar Vasily Kashin.

De acordo com publicações de analistas militares chineses, o Exército de libertação popular (ELP) chinês pode requerer até 100 aviões pesados de transporte militar para garantir a mobilidade global de suas forças armadas, a evacuação dos seus cidadãos de regiões instáveis do mundo e outras tarefas relacionadas com a segurança. Além disso, serão necessárias de 50 a 60 aeronaves para produzir, na base deles, aviões de reabastecimento, aviões com sistema aéreo de alerta e controle e aeronaves de guerra eletrônica.

​Até agora, a aeronave produzida em massa era o avião de transporte Y-8. Sua produção começou em 1981 e já foram montadas 169 unidades até 2010. A taxa média de produção era de cerca de 5-6 máquinas por ano. Em geral, o potencial de produção da indústria chinesa era pequeno.

Míssil de Ataque Marítimo é lançado a partir do navio militar norte-americano USS Coronado (LCS-4), Califórnia, EUA, setembro de 2014 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Adivinhe quem tem novas superarmas além dos EUA, da Rússia e da China?
A China está se preparando para lançar simultaneamente a produção de três novos modelos de aeronaves grandes. São os aviões de passageiros C919, Y-20 e o hidroavião Jiaolong. Ao mesmo tempo, está continuando a produção de aviões de transporte de tamanho médio Y-8/Y-9, assim como de bombardeiros de longo alcance H-6K.

A China está enfrentando a necessidade de aumentar drasticamente sua capacidade de produção de aeronaves grandes. É bem conhecido que a modernização da fábrica de aviação em Xi'an, com a perspectiva da produção de aeronaves Y-20, começou ainda em 2008. Mas a construção das instalações de produção e a compra de equipamentos é menos difícil do que a preparação de pessoal.

Il-76 - Sputnik Brasil
Cargueiro russo Il-76 faz primeiro pouso sobre gelo na Antártida
O aumento rápido do número de funcionários pode levar à diminuição da qualidade da formação deles e, como resultado, reduzir a qualidade do produto final. A construção de novos aviões, mesmo após a conclusão de todo o ciclo de ensaio, continuará crescendo lentamente. É possível que nos primeiros anos a taxa de produção dos aparelhos não supere as 2-4 unidades por ano. Isto significa que, mesmo com a aeronave pronta para produção em série, a China terá que importar aviões de transporte russos Il-76.

​As necessidades do ELP em aeronaves de transporte podem crescer mais rápido do que a capacidade da produção da indústria chinesa. O exército chinês está aumentando sua participação em operações de paz da ONU e outras. A China construiu sua primeira base militar no estrangeiro no Djibuti e é provável que construa outras.

Assim, a aviação de transporte militar continua sendo uma área promissora na cooperação russo-chinesa.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала