De acordo com publicações de analistas militares chineses, o Exército de libertação popular (ELP) chinês pode requerer até 100 aviões pesados de transporte militar para garantir a mobilidade global de suas forças armadas, a evacuação dos seus cidadãos de regiões instáveis do mundo e outras tarefas relacionadas com a segurança. Além disso, serão necessárias de 50 a 60 aeronaves para produzir, na base deles, aviões de reabastecimento, aviões com sistema aéreo de alerta e controle e aeronaves de guerra eletrônica.
Descoberto o misterioso comprador asiático dos cargueiros pesados Ilyushin Il-76: CHINA https://t.co/REBzjtQRLb pic.twitter.com/dxRR1Ho2kP
— Cavok Aviation News (@cavokbr) 18 января 2016 г.
Até agora, a aeronave produzida em massa era o avião de transporte Y-8. Sua produção começou em 1981 e já foram montadas 169 unidades até 2010. A taxa média de produção era de cerca de 5-6 máquinas por ano. Em geral, o potencial de produção da indústria chinesa era pequeno.
A China está enfrentando a necessidade de aumentar drasticamente sua capacidade de produção de aeronaves grandes. É bem conhecido que a modernização da fábrica de aviação em Xi'an, com a perspectiva da produção de aeronaves Y-20, começou ainda em 2008. Mas a construção das instalações de produção e a compra de equipamentos é menos difícil do que a preparação de pessoal.
Chinese Air Force dispatched 4 IL-76 transportation planes to help rescue #earthquakeNepal pic.twitter.com/9vjuNANACV
— China Pictorial (@CHINA_PICTORIAL) 29 апреля 2015 г.
As necessidades do ELP em aeronaves de transporte podem crescer mais rápido do que a capacidade da produção da indústria chinesa. O exército chinês está aumentando sua participação em operações de paz da ONU e outras. A China construiu sua primeira base militar no estrangeiro no Djibuti e é provável que construa outras.
Assim, a aviação de transporte militar continua sendo uma área promissora na cooperação russo-chinesa.