Putin: Ocidente apoiou golpe na Ucrânia para justificar existência da OTAN

© Sputnik / Sergey MalgavkoRetrato do presidente Vladimir Putin pintado sobre um muro em Yalta, na Crimeia
Retrato do presidente Vladimir Putin pintado sobre um muro em Yalta, na Crimeia - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente russo, Vladimir Putin, disse hoje que o Ocidente apoiou o golpe de Estado na Ucrânia para justificar a existência da OTAN e que Moscou manteria relações normais com Kiev caso a oposição ucraniana tivesse chegado ao poder “por meios democráticos, através de eleições" – o que “muito provavelmente” teria acontecido, segundo o líder russo.

General view of the plenary room of the Council of Europe in Strasbourg, eastern France - Sputnik Brasil
UE prolonga sanções contra Crimeia por mais um ano
A afirmação foi feita durante uma sessão plenária do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo nesta sexta-feira (17). 

"Teríamos trabalhado com eles da mesma forma com que trabalhamos com as autoridades antes [do presidente ucraniano deposto Viktor] Yanukovych", disse Putin, citado pela mídia local. 

"Mas não, eles tiveram que partir para o golpe com vítimas, causar derramamento de sangue, guerra civil, para a intimidação da população de língua russa no sudeste da Ucrânia e na Crimeia", acrescentou o presidente russo. 

Desse modo, Moscou "teve que tomar medidas para proteger certos grupos da população", emendou Putin, observando que o Ocidente continuou a “girar esta espiral, a escalar [a situação] (…) para justificar a própria existência da Aliança do Atlântico Norte (OTAN)", na medida em que "eles precisam de um inimigo externo".

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала