EUA avaliam impacto do Brexit para o TTIP

© AFP 2023 / Thierry CharlierBandeiras dos EUA e da UE
Bandeiras dos EUA e da UE - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os Estados Unidos estão estudando o impacto da decisão do Reino Unido de sair da União Europeia (UE) sobre o Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP) negociado pelas autoridades da UE e dos EUA, segundo declarou o representante de Comércio dos EUA, Michael Froman, em um comunicado nesta sexta-feira (24).

O TTIP, em negociações desde 2013, envolve a criação da maior zona de livre comércio do mundo. Além dos EUA e dos países da UE, pretendem entrar no projeto Canadá, México, Suíça, Liechtenstein, Noruega e Islândia, bem como os países candidatos à adesão à UE.

"Estamos avaliando o impacto da decisão do Reino Unido sobre TTIP e estamos ansiosos para continuar nosso compromisso com a União Europeia e as nossas relações com o Reino Unido", afirmou Froman.

Großdemonstration in Hannover gegen das geplante Freihandelsabkommen TTIP - Sputnik Brasil
TTIP ou hegemonia dos EUA na Europa?
Segundo o representante comercial, a justificação econômica e estratégica para a assinatura do TTIP permanece forte.

Na quinta-feira (23), o Reino Unido realizou um referendo sobre a adesão à UE. De acordo com os resultados finais, 51,9 por cento dos eleitores, ou 17,4 milhões de pessoas, decidiram apoiar a saída do bloco, enquanto cerca de 16,1 milhões se opuseram a ela.


Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала