"O chefe de Estado turco, em uma carta, expressou suas condolências à família do falecido piloto russo e disse: "Peço desculpa", afirmou Peskov.
Segundo ele, o líder turco também expressou sua pronta disponibilidade para fazer todo o possível para restaurar as relações tradicionalmente amigáveis entre os dois países.
Turkish President Erdogan apologises for downing of Russian jet over Syria in November, Moscow says https://t.co/YZ9e1wX8Lk
— BBC Breaking News (@BBCBreaking) 27 июня 2016 г.
Erdogan assegurou em sua carta que Ancara "nunca teve o desejo ou intenção de derrubar um avião da Federação Russa" e chamou a Rússia de um "amigo e parceiro estratégico".
O presidente turco também observou que Ancara está pronta para fazer todo o possível "para aliviar a dor e a gravidade do dano" para a família do piloto do Su-24.
Comentando a carta de Erdogan, o Conselho da Federação observou que ainda é cedo para falar de restauração das relações russo-turcas.
"Eu não seria muito otimista. Já perdemos muito nas nossas relações. Eles se rasgam rapidamente, mas vão sendo restauradas durante muito tempo", disse à agência RIA Novosti Vladimir Jabbarov, primeiro vice-presidente do Comitê para as relações exteriores do Conselho da Federação.
Em meados de junho, o presidente turco já tinha enviado uma carta a Vladimir Putin, onde parabenizou os russos pelo Dia da Rússia e desejou que as relações entre Moscou e Ancara atinjam o "nível merecido".
Antes, Erdogan disse que a Turquia não iria pedir desculpas pelo incidente com o caça russo Su-24 abatido.
O presidente russo, Vladimir Putin, chamou o ataque de "punhalada nas costas". As autoridades de Moscou exigem uma investigação, mas o governo turco até agora não tomou quaisquer medidas firmes.