O encontro decorreu no âmbito do Conselho de Ministros das Relações Exteriores dos países-membros da Organização de Cooperação Econômica do Mar Negro (OCEMN).
Após a conversa, durante o briefing para jornalistas Cavusoglu notou que a normalização das relações com a Rússia beneficiaria a região e sublinhou a importância do desenvolvimento das relações bilaterais.
Cabe mencionar que o contato diplomático desta sexta-feira (1) foi o primeiro desde o outono (primavera no hemisfério sul) do ano passado, quando as relações bilaterais entraram em crise por razão do acidente com o avião russo Su-24, abatido pela Força Aérea turca e que resultou na morte do piloto.
O presidente turco Recep Tayyip Erdogan enviou há poucos dias uma carta ao presidente da Rússia e os líderes tiveram uma conversa telefônica após sete meses de silêncio, que foi avaliada pela mídia turca como "muito produtiva e positiva".
Na quinta-feira (30 de junho) o presidente russo Vladimir Putin assinou um decreto que suspende as medidas aplicadas antes à Turquia. Foram revogadas duas restrições: a recomendação de os cidadãos russos se absterem de viajar para a Turquia e a proibição de voos comerciais para o país. Alguns outros pontos da série de medidas restritivas ainda continuam em vigor.