Ataque no Aeroporto de Istambul foi ordenado por al-Baghdadi, líder do Daesh

© REUTERS / Osman OrsalOs policiais turcos no aeroporto Ataturk, em Istambul
Os policiais turcos no aeroporto Ataturk, em Istambul - Sputnik Brasil
Nos siga no
O atentado terrorista no aeroporto Ataturk, em resultado do qual 44 pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas, foi realizado por três homens-bomba do Uzbequistão, Chechênia (Rússia) e Quirguízia e ordenado pelo líder terrorista al-Baghdadi, comunica agência DHA.

De acordo com a informação obtida pela Sputnik de fontes nas forças da segurança da Turquia, o país é classificado como um alvo fácil pelos terroristas.

As forças de segurança da Turquia acreditam que a decisão de atacar o aeroporto do Istambul foi tomada pelo líder do Daesh Abu Bakr al-Baghdadi e que Osmar Vadinov, um checheno que aderiu ao Daesh há dois anos, devia organizar o ataque.

Mausoléu de Ataturk, Ankara, Turquia - Sputnik Brasil
Turquia pode se tornar mãe substituta dos terroristas
Após uma série de operações realizadas pelas forças da segurança da Turquia, o Daesh, que tinha anteriormente usado nacionalistas turcos nos atentados terroristas em várias cidades turcas, começou a usar estrangeiros que não estavam sob observação da inteligência turca.

"De acordo com a informação oficial, os serviços de segurança turcos tinham observado os terroristas do Daesh desde 2012, mas nunca tinham interferido. Eles também ouviam todas as comunicações deles como, por exemplo, a supervisão pelo comandante do Daesh dos movimentos transfronteriços de terroristas, mas não fizeram nada para prevenir isso", disse o deputado curdo Mahmut Togrul à Sputnik.

Ele acusou também a Turquia de assistência aos terroristas na sua luta contra as forças da autodefesa da Síria.

De acordo com a agência de notícias Anadolu, a polícia turca deteve 13 pessoas que podem ter tido relação com o ataque.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала