Durante a entrevista à Sputnik, Idris Baluken explicou que por ter apresentado a questão à discussão no Meclis ele exige que o governo “esclareça detalhadamente a situação”.
“Mas o governo nunca apresentou nem declarações desmentindo, nem explicando os pormenores dessa informação. Contudo, nós temos pleno direito de receber a informação detalhada sobre a mudança de estratégia externa relativamente à Síria, porque nós sentimos na pele todo o peso da política errada da direção turca relativamente à Síria,” sublinhou.
Comentando a sua declaração sobre uma possível mudança próxima da retórica política, o chefe do HDP disse à Sputnik:
“Nós vemos no exemplo das relações com Israel, Rússia, Egito que mudanças estão acontecendo na estratégia política externa da liderança, que compreendeu que é preciso mudar de tática para não perder o poder. Para isso, o partido no poder está pronto para tudo, por isso nós supomos que a informação sobre as negociações com a Síria corresponde à realidade. Se o governo insiste que os dados são falsos, então deve fazer uma declaração oficial dizendo que tais negociações não estão sendo realizadas.”