“O conflito entre Moscou e Ancara por conta da guerra civil na Síria foi simplesmente irracional. Esta briga levaria a uma verdaderia catástrofe se houvesse a interferência dos EUA e da OTAN. Agora é a América e a Rússia que devem restabelecer as relações”, diz o artigo.
“Se foi possível eliminar a tensão entre Moscou e Ancara, provocada após a derrubada do caça russo Su-24 por um avião militar turco no espaço aéreo sírio, quer dizer que isso também é possível entre Moscou e Washington. A Administração de Obama deve seguir o exemplo da Turquia e fazer concessões”, afirma a Forbes.
De acordo com o autor do artigo, os Estados Unidos, em grande parte, faze provocação contra a Rússia. Em particular, Moscou não poderia considerar medidas como a expansão da OTAN até às fronteiras da Rússia.
O texto diz que o comportamento da Rússia é bem compreensível. “É claro que Moscou não está planejando um ataque contra a Europa, para não mencionar os Estados Unidos. O presidente russo, Vladimir Putin, apenas quer para seu país e sua segurança nacional seja tratada com o devido respeito”, disse Forbes.
O artigo ainda ressalta que há muitas áreas em que Moscou e Washington podem trabalhar em conjunto, como a resolução do conflito sírio, a luta contra o Estado Islâmico, a situação com o Irã e a Coreia do Norte.