Numa entrevista, o diplomata turco sublinhou que o degelo nas relações entre os dois países assume uma importância prioritária para Ancara, que, a partir desse momento, poderá melhorar sua posição na região.
Cevikoz, que chefia o Centro de Estudos Políticos de Ancara, acrescentou que a restauração das relações bilaterais contribuirá consideravelmente para a segurança regional.
Moscou cancelou a proibição de viagens e uma série de restrições para empresários turcos. A Rússia e a Turquia também decidiram trabalhar em conjunto em vários assuntos, inclusive na questão síria.
"Neste contexto os passos diplomáticos destinados à restauração dos laços com Israel e a Rússia são de extrema importância. Se Ancara continuar apoiando estas relações isso ajudará a eliminar vários fatores que prejudicam a posição regional da Turquia e a situação no Oriente Médio e no Leste do Mediterrâneo em geral", disse Cevikoz.
"Levando em consideração tudo isso, é necessário enfatizar o aspeto positivo de a Turquia estar normalizando o relacionamento com a Rússia no sentido de garantir a estabilidade na região. Espero que um processo semelhante seja lançado nas relações da Turquia com o Egito e Síria", frisou.
Cevikoz também exortou a Turquia de mudar sua "política externa não abrangente" no Médio Oriente que Ancara tem seguido nos últimos anos. De acordo com ele, a Turquia continua a ser um país que está construindo suas políticas em alicerces ideológicos.
"Para erradicar esta visão, a Turquia precisa provar outra vez sua imparcialidade e capacidade de manter relações com todos os atores internacionais quanto à resolução de conflitos", anunciou o ex-embaixador turco.