Rússia e Turquia fazendo as pazes: ministros da Energia se encontrarão este mês

© AFP 2023 / ADEM ALTANO presidente russo, Vladimir Putin, em encontro com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, em Ancara, em dezembro de 2014
O presidente russo, Vladimir Putin, em encontro com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, em Ancara, em dezembro de 2014 - Sputnik Brasil
Nos siga no
O ministro da Energia russo Aleksander Novak realizará um encontro com o seu homólogo turco Berat Albayrak e o ministro da Economia turco Nihat Zeybekci, informou nesta sexta-feira (15) o ministério russo.

A workers walks towards an installation at the Blue Stream gas pipeline in Samsun, northern Turkey, 16 November 2005 - Sputnik Brasil
Projeto de gasoduto Corrente Turca pode ser realizado no futuro mais próximo
"O encontro de Novak com o ministro turco de Economia Nihat Zeybekci e ministro turco da Energia Berat Albayrak será realizado em 27 de julho de 2016 na cidade de Elabuga," diz o comunicado do ministério.

Antes no mês corrente, o primeiro vice-ministro do Desenvolvimento Econômico da Rússia Aleksei Likhachev declarou que Novak, Zaybekci e o ministro do Desenvolvimento Econômico da Rússia Aleksei Ulyukaev teriam provavelmente um encontro na capital do Tartaristão nos finais de julho.

Entre os possíveis temas para discussão pode estar o projeto de gasoduto Corrente Turca que tinha sido congelado anteriormente, já que as relações entre Moscou e Ancara estão em crise desde 24 de novembro de 2015, altura em que um avião russo Su-24 foi derrubado por um caça turco em espaço aéreo sírio. 

© Sputnik / Alexandr Kryazhev / Acessar o banco de imagensMinistro da Energia da Rússia, Alexander Novak
Ministro da Energia da Rússia, Alexander Novak - Sputnik Brasil
Ministro da Energia da Rússia, Alexander Novak
Mas atualmente as relações bilaterais estão sendo recuperadas, com o presidente turco Recep Tayyip Erdogan dirigindo no mês passado uma carta ao seu homólogo russo Vladimir Putin pedindo desculpas pelo incidente com Su-24. 

Construção de gasoduto - Sputnik Brasil
Ministro russo: Corrente Turca pode não ser construída
Dando este passo, Ancara cumpriu uma das condições de Moscou para restaurar a parceria de longa data entre os dois países. 

Além disso, a carta também informava que tinham sido iniciados processos judiciais contra um cidadão turco suspeito de envolvimento na morte do piloto do avião abatido, o que foi outra condição colocada por Moscou.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала